Incluir ovos no café da manhã está longe de ser prejudicial, pois além de nos ajudar a encarar o dia com mais energia, nos mantém saciados. Por isso, também favorecem a perda de peso

 

O que você costuma comer no café da manhã? Se você for uma daquelas pessoas que costumam sair de casa somente com um café e algum pãozinho, o mais provável é que depois de uma hora seu estômago esteja pedindo alimento e sua cabeça uma aspirina para a dor de cabeça.

Sair de casa bem alimentado é algo essencial para começar o dia com energia, força e combustível “adequado” para que o cérebro fique alerta.

 

Ovos no café da manhã: adequados para a saúde cardiovascular

O consumo equilibrado de ovos não elevará seu colesterol, nem influenciará nos níveis de lipídios no sangue. São muitos os estudos que confirmam essa informação como, por exemplo, os publicados na revista American College of Nutrition .

  • Os ovos fornecem fosfolipídeos e gorduras insaturadas, além de vitaminas e antioxidantes que favorecem a prevenção da arteriosclerose.
  • De acordo com especialistas, não acontecerá nada se ao longo da semana consumirmos entre 3 a 5 ovos, não existe riscos e nosso coração se fortalece, além de ser protegido, desde que essa atitude for acompanhada por uma dieta saudável e equilibrada. Além disso, foi comprovado que o consumo de ovos não está negativamente relacionado à saúde cardiovascular.

Não é a mesma coisa consumir um ovo cozido, por exemplo, ou ovos fritos com bacon e queijo. Neste último caso, o nível de gorduras saturadas já envolve um risco para a saúde.

  • Outro dado interessante é que graças à colina presente nos ovos, reduzimos os processos inflamatórios que acontecem por causa da homocisteína ou da proteína C reativa.

O consumo regular e equilibrado de ovos cuida de nossa saúde cardíaca e nos protege da osteoporose, do deterioramento cognitivo e da doença de Alzheimer e diabetes tipo 2.

 

Ovos no café da manhã para perder peso

Os ovos são um dos alimentos mais saciantes que existe. Não há nada melhor do que começar o dia com um omelete com espinafre, por exemplo, para poder passar a manhã com energia e bem-estar até a próxima refeição.

  • Também não podemos nos esquecer de que os ovos são uma excelente fonte de proteínas completas de alto valor biológico, cuja qualidade supera à dos laticínios.
  • Além disso, é preciso destacar que as proteínas presentes nos ovos são cadeias de aminoácidos capazes de reparar tecidos como músculos, tendões e ligamentos.

Tudo isso indica que os ovos são uma parte essencial de qualquer dieta de emagrecimento.

 

Ovos para o cérebro e o sistema nervoso

Um dos melhores benefícios dos ovos é que fornecem colina, um composto que ajuda a reduzir a inflamação cerebral.

Estudos recentes não encontraram associação entre o consumo de ovos e a redução do riso de desenvolver Alzheimer. Contudo, seu consumo está relacionado a uma melhoria cognitiva.

Além disso, a fosfatidilcolina e esfingomielina presentes nos ovos permitem sintetizar elementos como a acetilcolina, que age como neurotransmissor para favorecer o envio de informações entre os nervos e os músculos.

 

 

 

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/